“Ficará vencido”, diz Kakay sobre voto de Fux

Atualizado em 10 de setembro de 2025 às 12:10
Os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O advogado criminalista Antônio Carlos de almeida Castro, o Kakay, afirmou que o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da trama golpista reforça a importância do caso e a independência da Corte. O magistrado defendeu a completa incompetência do colegiado para analisar o processo.

“No meu ponto de vista, o voto divergente do Fux só reforça a importância deste julgamento e a completa independência do Supremo Tribunal Federal. Ele ficará vencido em um julgamento que garantiu todo o direito de defesa, e é nesta divergência que reside a beleza do direito”, afirmou o advogado ao DCM.

Até o momento, Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram a favor da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e os outros sete réus do “núcleo central”. Kakay aponta que “a unanimidade nem sempre é a melhor solução”.

Ele ainda elogia a condução do processo por Moraes e lembra que o general Walter Braga Netto, um dos réus do “núcleo central”, está preso desde o ano passado. “Poderia se insurgir contra qualquer demora”, prosseguiu.

O advogado criminalista Kakay. Foto: Reprodução

Kakay seguiu o entendimento de outros juristas ouvidos pelo DCM e ministros do STF, que apontaram contradição de Fux por votar normalmente no julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e criar a divergência só agora.

“O que causa espécie é somente o fato desta divergência não ter sido levantado nos diversos processos que já foram julgados”, completou.

Ao votar nesta quarta (3), Fux defendeu a “incompetência absoluta” da Corte para julgar a trama golpista e que o caso deveria ser avaliado em plenário. “Não estamos julgando pessoas com prerrogativa de foro, estamos julgando pessoas que não têm prerrogativa de foro”, argumentou.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.