Após derrota nas eleições, Bolsonaro palestrou em evento de Charlie Kirk nos EUA

Atualizado em 11 de setembro de 2025 às 9:16
Jair Bolsonaro e Charlie Kirk em evento do Turning Point em Miami, em 2023. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de um evento organizado por Charlie Kirk, líder da Turning Point USA, assassinado na última quarta-feira (10), logo após perder as eleições presidenciais de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A palestra aconteceu em Miami, no dia 3 de fevereiro de 2023, durante o período em que Bolsonaro estava nos Estados Unidos.

O encontro, chamado “Power of the People” (Poder do Povo, em tradução livre), foi uma das primeiras aparições públicas do ex-capitão após a derrota eleitoral.

Kirk divulgou o evento em suas redes sociais e afirmou que “o Brasil se tornou um campo de batalha fundamental no conflito global entre o poder do povo e a tirania de uma máquina globalista corrupta”. Ao apresentá-lo, o norte-americano chamou o ex-presidente de “lutador contra o marxismo”.

Na mesma ocasião, Kirk gravou uma entrevista em vídeo com Bolsonaro. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) chegou a compartilhar nas redes sociais a entrevista do pai com Kirk após o episódio de ontem.

Charlie Kirk levou um tiro no pescoço enquanto discursava em um evento na Universidade Utah Valley, em Utah. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Um suspeito foi detido e liberado após prestar depoimento, e as investigações seguem em andamento.

Kirk, aliado do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, era uma das principais vozes do movimento MAGA, era casado e deixou dois filhos.