
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na tarde desta quinta (11) o julgamento do “núcleo central” da trama golpista, que mira o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados. A ministra Cármen Lúcia é a próxima a votar.
Até o momento, votaram os ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino e Luiz Fux. O placar é de 2 a 1 contra Bolsonaro e já há maioria para condenar o tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens, e o general Walter Braga Netto, ex-ministro e ex-candidato a vice.
Moraes votou a favor da condenação de todos os réus por todos os crimes citados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e foi seguido por Dino. Fux votou contra condenar Bolsonaro, mas defendeu que Braga Netto e Cid sejam punidos por tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito.
Depois do posicionamento da magistrada, será apresentado o último voto, o do ministro Cristiano Zanin. A ordem segue a antiguidade no STF e o presidente da Primeira Turma será o último a se manifestar sobre o caso.
Acompanhe o julgamento ao vivo:
A Corte julga os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Além de Bolsonaro, são réus do “núcleo central” da trama golpista:
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
- Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.