De “Nunca serei preso” a “Cag*** para prisão”: o que Bolsonaro já falou sobre a cadeia

Atualizado em 12 de setembro de 2025 às 19:29
O ex-presidente Jair Bolsonaro no vídeo que diz ‘a papuda lhe espera’. Foto: Reprodução

Após ser condenado a 27 anos e três meses de prisão nesta quinta-feira (11), Jair Bolsonaro (PL) se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Internautas recuperaram uma série de falas antigas do ex-presidente sobre cadeia, crimes e punições.

Ao longo da vida política, Bolsonaro fez declarações polêmicas e, muitas vezes, rígidas em relação à prisão de condenados.

Em 2017, quando ainda era deputado federal, Bolsonaro riu ao comentar investigações da Lava Jato e disse: “A Papuda lhe espera, boa estadia lá!”. O Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, pode ser justamente o destino do ex-presidente após a condenação.

No mesmo ano, em entrevista ao Correio Braziliense, ele afirmou: “Você não quer ir para a cadeia, é só não fazer besteira!”.

Frases sobre criminosos

Em 1992, ao comentar o Massacre do Carandiru, quando 111 presos foram mortos pela Polícia Militar, Bolsonaro declarou: “Morreram poucos. A PM tinha que ter matado mil.”

Já em 2018, ao falar sobre Adélio Bispo, que o esfaqueou durante a campanha presidencial daquele ano, disse: “Bandido tem que apodrecer na cadeia. Se cadeia é lugar ruim, é só não fazer a besteira que não vai para lá. Vamos acabar com essa história de ficar com pena de encarcerado. Quem está lá fez por merecer.”

Na mesma ocasião, defendeu penas mais longas: “Como não podemos condenar ninguém por prisão perpétua, que, pelo menos, se cumpra 30 anos de cadeia. Vamos acabar com progressão de pena.”

Também afirmou: “Presídio cheio é problema de quem cometeu crime.”

Durante a campanha presidencial

Em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, ainda em 2018, declarou: “Quem não quer ir pra lá (cadeia) é só não fazer nada de errado. Quem está lá, está porque mereceu.”

No mesmo ano, em entrevista ao Jornal Nacional, defendeu a violência policial: “O policial entra, resolve o problema e, se matar 10, 15 ou 20, com 10 ou 30 tiros cada um, ele tem que ser condecorado, e não processado.”

“Nunca serei preso”

Já na Presidência, em 2021, Bolsonaro disse que nunca seria preso: “Eu tenho três alternativas para o meu futuro: estar preso, estar morto ou a vitória. Pode ter certeza que a primeira alternativa não existe.”

Ainda em 2021, no 7 de Setembro, disse: “Quero dizer aos canalhas que nunca serei preso.”

Neste ano, em um seminário do PL, afirmou: “O tempo todo isso de vamos prender Bolsonaro. Eu caguei para a prisão.”

Em maio, ao canal AuriVerde Brasil, voltou ao tema: “Não vou sair do Brasil. Me prendam, estão previstos 40 anos de cadeia. Me prendam. Estou com 70 já, quase morri em uma cirurgia. Vou morrer, não vai demorar.”