
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou neste sábado (13) uma carta aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pedindo a adoção de um pacote de “sanções severas” contra a Rússia. A condição imposta pelo governo americano é que os europeus interrompam completamente a compra de petróleo russo.
Trump afirmou que os EUA estão prontos para ampliar medidas contra o governo de Vladimir Putin, mas acusou aliados da Otan de enfraquecerem a pressão sobre Moscou ao manterem importações de energia. “A compra de petróleo russo tem sido chocante e compromete a força de negociação”, escreveu o republicano em sua rede Truth Social.
Além das sanções, Trump propôs que os membros da aliança ocidental aumentem tarifas sobre a China, com alíquotas de 50% a 100% sobre produtos chineses até o fim da guerra na Ucrânia. Para ele, a medida enfraqueceria o apoio de Pequim a Moscou.
A LETTER SENT BY PRESIDENT DONALD J. TRUMP TO ALL NATO NATIONS AND, THE WORLD: “I am ready to do major Sanctions on Russia when all NATO Nations have agreed, and started, to do the same thing, and when all NATO Nations STOP BUYING OIL FROM RUSSIA. As you know, NATO’S commitment…
— Trump Truth Social Posts On X (@TrumpTruthOnX) September 13, 2025
A carta marca mais um episódio de deterioração na relação entre Trump e Putin. Em agosto, os dois se reuniram no Alasca em busca de um cessar-fogo na Ucrânia, mas não houve acordo. Desde então, a Rússia intensificou os ataques, e o Kremlin descartou encontros com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Na sexta-feira (12), Trump já havia dito que sua paciência com Putin estava “se esgotando rapidamente”. Ele voltou a afirmar que a guerra “nunca teria começado” caso estivesse na Casa Branca em 2022, responsabilizando Joe Biden e Zelensky pelo conflito.
O novo posicionamento de Washington foi recebido com cautela pelos aliados europeus, que ainda dependem do petróleo russo. Trump, no entanto, reforçou que sem a adesão plena da Otan não haverá nova rodada de sanções dos EUA contra Moscou.