
O senador americano Ed Markey, do Partido Democrata de Massachusetts, comentou sobre a condenação à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e traçou um paralelo com a política interna dos Estados Unidos.
Em publicação no X, Markey afirmou: “O Brasil está enviando seu negacionista eleitoral à prisão por 27 anos. Nós enviamos o nosso de volta à Casa Branca. O Brasil já viveu sob uma ditadura militar e percebeu claramente a ameaça. Nós falhamos em proteger nossa democracia. Precisamos aprender com o Brasil antes que seja tarde demais”.
Ele compartilhou ensaio do New York Times assinado por Filipe Campante e
“Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal votou 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por conspirar contra a democracia e tentar um golpe após sua derrota nas eleições de 2022. Ele foi condenado a 27 anos de prisão. Salvo uma apelação bem-sucedida, o que é improvável, Bolsonaro se tornará o primeiro líder de golpe na história do Brasil a cumprir pena na prisão”, escrevem eles.
“Esses acontecimentos contrastam fortemente com os Estados Unidos, onde o presidente Trump, que também tentou reverter uma eleição, não foi enviado à prisão, mas retornou à Casa Branca. Trump, talvez reconhecendo o peso desse contraste, chamou a acusação contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e descreveu sua condenação como ‘uma coisa terrível. Muito terrível.’”
Mais: “Diferentemente dos Estados Unidos, as instituições do Brasil agiram de forma vigorosa e, até agora, eficaz para responsabilizar um ex-presidente por tentar reverter uma eleição. É justamente a eficácia das instituições brasileiras que colocou o país no alvo da administração Trump. Sem opções no Brasil, Bolsonaro recorreu a Trump. O filho de Bolsonaro, Eduardo, fez lobby na Casa Branca por meses, buscando uma intervenção dos EUA em favor de seu pai. Trump, que afirmou que o caso de Bolsonaro parecia ‘muito com o que tentaram fazer comigo’, acabou sendo convencido”.
Brazil is sending its election denier to prison for 27 years. We sent ours back to the White House. Brazil already lived under military dictatorship and saw the threat clearly. We failed to protect our democracy. We need to learn from Brazil before it’s too late. pic.twitter.com/0APO5vdPVm
— Ed Markey (@SenMarkey) September 12, 2025