
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (15) que militares estadunidenses realizaram um novo ataque contra o que classificou como “narcoterroristas venezuelanos” em águas internacionais. Segundo o mandatário, três pessoas morreram na operação, que teria ocorrido durante a manhã. Até o momento, o governo dos EUA não detalhou o local exato da ofensiva nem divulgou informações adicionais.
Em publicação em sua rede social, Trump disse que a embarcação atingida estava carregada com drogas e tinha como destino os Estados Unidos. “Esses cartéis de tráfico de drogas extremamente violentos REPRESENTAM UMA AMEAÇA à segurança nacional dos EUA, à política externa e a interesses vitais do país”, escreveu.
O republicano ainda afirmou que “o ataque resultou na morte de três homens classificados como terroristas em combate. Nenhum militar dos EUA foi ferido nessa operação”.
BREAKING: President Trump announces the U.S. “conducted a SECOND Kinetic Strike against… narcoterrorists from Venezuela.” pic.twitter.com/rADRlaJPTE
— Faytuks Network (@FaytuksNetwork) September 15, 2025
Esse foi o segundo ataque anunciado por Washington em menos de 15 dias. No dia 2 de setembro, Trump já havia informado que militares haviam bombardeado um barco carregado de drogas no Caribe, matando 11 supostos integrantes do Tren de Aragua, organização que os EUA classificam como terrorista. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi acusado por Trump de comandar a facção.
Além do Tren de Aragua, Washington também associa Maduro ao chamado Cartel de los Soles, estrutura criminosa formada por militares de diferentes patentes que, segundo analistas, não possui uma hierarquia única, mas funciona como uma “rede de redes” que facilita e lucra com o tráfico internacional de drogas.
Apesar da gravidade das acusações, a primeira operação virou alvo de críticas e piadas nas redes sociais. Isso porque seguidores de Trump notaram que a embarcação destruída era uma pequena canoa, e não um barco de grande porte. As imagens divulgadas pelo próprio líder extremista na Truth Social mostravam o que parecia ser uma simples embarcação de atravessadores.
A reação foi imediata. “A Casa Branca explodiu uma canoa com pescadores na Venezuela e anunciou que afundou um navio”, escreveu um usuário.