
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que 55% dos brasileiros acreditam que houve tentativa de golpe no país e que 54% afirmam que Jair Bolsonaro participou do plano. O levantamento é o primeiro após a condenação do ex-presidente (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo os dados, 55% afirmam que houve tentativa de golpe, contra 38% que dizem o contrário. Outros 7% não souberam ou não responderam. O resultado mostra alta em relação a agosto, quando 50% reconheciam o golpe e 12% estavam indecisos.
No caso de Bolsonaro, 54% acreditam que ele participou do plano golpista, 34% dizem que não e 10% não responderam. Em agosto, esses índices eram de 52%, 36% e 12%, respectivamente.
Na semana passada, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. O placar foi de 4 votos a 1.
O levantamento também indica crescimento na percepção de imparcialidade do processo judicial contra o ex-presidente. Em agosto, 36% acreditavam que houve imparcialidade, número que subiu para 42% agora. Já os que consideram Bolsonaro alvo de perseguição caíram de 52% para 47%. Outros 11% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.