40% querem Lula na reeleição e 76% defendem que Bolsonaro desista, aponta Quaest

Atualizado em 18 de setembro de 2025 às 9:32
O presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que 40% dos brasileiros defendem que o presidente Lula (PT) dispute a reeleição em 2026. A sondagem também revela que 76% da população acredita que Jair Bolsonaro (PL) deveria desistir de concorrer no próximo pleito.

Além dos 40% que apoiam a permanência de Lula na disputa, 9% apontam o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como sucessor ideal. Na sequência, aparecem a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 6%, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 5%.

A Quaest apresentou pela primeira vez a questão aos entrevistados com a pergunta: “Lula deve disputar a próxima eleição? Se não, quem deve sucedê-lo?”. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

Pressão sobre Bolsonaro

O levantamento indica que cresceu de 65% para 76% a fatia de brasileiros que defendem que Bolsonaro abra mão de ser candidato em 2026. Já 19% acham que o ex-presidente deve insistir na disputa, número que era de 26% em agosto. Outros 5% não souberam ou não responderam.

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

Queda entre bolsonaristas

O índice de eleitores de direita que defendem a desistência de Bolsonaro saltou de 53% para 74%. Nesse grupo, apenas 25% afirmam que ele deveria continuar candidato.

Mesmo entre os bolsonaristas houve queda: em agosto, 66% defendiam a candidatura de Bolsonaro; agora, esse número caiu para 52%. Já os que preferem que ele apoie outro nome cresceram de 31% para 46%.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, ouvindo 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.