“Princesinha do crime”: quem é a mulher resgatada de prisão em SP

Atualizado em 19 de setembro de 2025 às 12:45
Rafaela Sampaio Camorim, a “Princesinha do crime”. Foto: Reprodução

Rafaela Sampaio Camorim (27), conhecida como “Princesinha do crime”, foi resgatada nesta quinta (18) por dois criminosos armados de dentro do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Feminino do Butantã, em São Paulo. A ação surpreendeu agentes e resultou na fuga da detenta, que cumpria pena de 12 anos por roubo de veículos de luxo.

Natural de São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital paulista, Rafaela chegou a se apresentar de forma distinta nas redes sociais. No LinkedIn, dizia ser formada em pedagogia desde 2020 e relatava experiências como recepcionista, além de destacar habilidades administrativas e de atendimento.

No entanto, fora da internet, a jovem levava uma vida ligada ao crime. Ela foi presa em janeiro de 2022, em São Bernardo, após a polícia apreender cinco carros roubados em sua posse. Segundo as investigações, Rafaela era apontada como líder de uma quadrilha especializada em furtar e revender veículos de luxo.

Agentes da Polícia Militar no presídio do Butantã, após fuga desta quinta. Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

A fuga ocorreu durante a manhã de ontem. Dois homens armados invadiram o presídio, renderam agentes penitenciárias, que estavam desarmadas, e levaram a presa em um Toyota Hilux preto. Durante a ação, servidores chegaram a ser feitos reféns antes da saída dos criminosos.

De acordo com informações preliminares, a dupla aproveitou a estrutura vulnerável da unidade para executar o resgate. A Polícia Militar foi acionada e realiza buscas pela região. Até agora, nenhum dos envolvidos foi localizado.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que instaurou procedimento interno para apurar as falhas de segurança e investigar como os homens conseguiram entrar no local. A pasta também disse colaborar com as forças policiais na tentativa de recapturar Rafaela.

A Polícia Civil conduz as investigações e avalia se outros comparsas deram suporte à ação criminosa. As autoridades também investigam se a quadrilha que Rafaela liderava continua atuando mesmo após sua prisão em 2022.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.