
O forte calor em quase todo o Brasil não impediu os movimentos sociais, partidos de esquerda e centrais sindicais de organizarem, neste domingo (21), protestos em diversas capitais brasileiras contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o Projeto de Lei (PL) da Anistia. Os atos começaram pela manhã em cidades como Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Maceió, Teresina e Natal, e seguem pela tarde em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Em Natal, manifestantes se reuniram na avenida Roberto Freire, na Zona Sul, em ato que começou às 9h. A mobilização foi convocada por partidos de esquerda e centrais sindicais do Rio Grande do Norte. Na capital federal, o evento foi marcado por apresentações culturais, incluindo um show de Chico César.
Em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e a deputada Tabata Amaral (PSB) confirmaram presença ao lado de artistas como Dexter e Salgadinho. Já no Rio, o ato contará com a participação de nomes da música popular como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan. Em Salvador, Daniela Mercury e Wagner Moura também se uniram às manifestações.
Em Salvador tá lindo
BRASIL QUER JUSTIÇA
POVO CONTRA ANISTIA
PACIFICA COM PRISÃO
TRABALHEM PARA O POVO
CONGRESSO SEM BANDIDAGEM
HOJE É POVO NA RUA pic.twitter.com/F4SVVIKRZ5— superman ficou fraco (@guilraujo) September 21, 2025
A pauta central é a rejeição a dois projetos que avançaram na Câmara durante a última semana. Aprovada na terça-feira (16), a PEC da Blindagem determina que processos criminais contra parlamentares só possam ser abertos com aval do Legislativo, em votação secreta.
A medida ainda estende foro privilegiado a presidentes de partido, o que, para críticos, representa um retrocesso em relação ao fim da exigência de autorização legislativa em 2001.
Já o PL da Anistia foi colocado em regime de urgência na quarta-feira (17), por 311 votos a 163, permitindo que avance sem passar por comissões temáticas. A proposta, relatada por Paulinho da Força (Solidariedade-SP), ganhou o apelido de “PL da Dosimetria” e pretende rever penas aplicadas a condenados pelos atos de 8 de janeiro.

As manifestações também são reflexo da mobilização digital. Após a aprovação dos textos na Câmara, as redes sociais registraram forte rejeição, apelidando a PEC de “PEC da Bandidagem” e questionando o papel da anistia. Parlamentares do PT, embora tenham dado 12 votos favoráveis à PEC na Câmara após liberação da liderança, agora se alinham no Senado contra a proposta. Já em relação ao PL da Anistia, a legenda votou em bloco contra a urgência.
Veja o começo das manifestações:
📢 Já começam a chegar imagens das manifestações pelo Brasil. Aqui temos Belo Horizonte com bastante gente.
Tá só começando, bora agitar!
Continuem com as tags:
BRASIL QUER JUSTIÇA
POVO CONTRA ANISTIA
HOJE É POVO NA RUA pic.twitter.com/W6hN8qvrwt— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) September 21, 2025
HITOU! Salvador LOTADO para protestar contra a PEC da Blindagem.
— poponze (@poponze) September 21, 2025
Belo Horizonte ❤️🇧🇷
HOJE É POVO NA RUA
BRASIL QUER JUSTIÇA
POVO CONTRA ANISTIA
PACIFICA COM PRISÃO
TRABALHEM PARA O POVO
CONGRESSO SEM BANDIDAGEM pic.twitter.com/v8ICTZuNPM— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) September 21, 2025
🚨 AGORA EM MANAUS: Ato contra a PEC da BANDIDAGEM caminha pelas ruas ecoando “SEM ANISTIA”
📽️ Cobertura Colaborativa Mídia NINJA pic.twitter.com/d24lLITQzD
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) September 21, 2025
🚨AGORA: Já esta rolando a concentração em NATAL contra a PEC da Bandidagem. VAI BOMBAR! pic.twitter.com/glzduW08d1
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) September 21, 2025