
Neste domingo (21), o ex-ministro José Dirceu (PT) criticou o Congresso Nacional ao participar da manifestação em Brasília contra a proposta de emenda conhecida como PEC da Blindagem. Segundo ele, a mudança política no país depende de uma renovação no Legislativo.
O ato ocorre na capital federal e se espalhou por mais de 30 cidades brasileiras. A mobilização tem como principal alvo a medida aprovada pela Câmara na última semana e também contesta a possibilidade de anistia a envolvidos nos atos golpistas de janeiro de 2023.
Durante seu discurso, Dirceu afirmou que os parlamentares se recusam a avançar em propostas do governo que, segundo ele, favorecem a população de baixa e média renda. Entre os projetos citados estão a isenção de Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil e a revisão da escala de trabalho 6×1.

O ex-ministro defendeu uma tributação maior sobre os setores mais ricos da economia. Usou o slogan adotado pelo PT para criticar Bilionários, Bancos e empresas de apostas, referindo-se ao mote “BBB”.
Além da pauta econômica, José Dirceu também voltou sua fala contra figuras da oposição. Ele pediu união dos movimentos sociais e partidos aliados para enfrentar a atuação da extrema-direita no país.
Na sequência, mencionou a família Bolsonaro por articular ataques à democracia. Incluiu também o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outros aliados políticos de direita em sua crítica.
Segundo o político, essas lideranças estariam alinhadas a interesses externos, como o apoio ao presidente norte-americano Donald Trump, o que ele classificou como “traição nacional”.
O ato em Brasília reúne militantes, lideranças partidárias e movimentos populares, contra iniciativas do Congresso vistas como barreiras às propostas do Executivo, e em defesa da agenda econômica do governo.