Temporal derruba árvores e deixa 500 mil casas sem luz em SP; veja VÍDEOS

Atualizado em 22 de setembro de 2025 às 15:49
Queda de árvores em São Paulo após temporal. Foto: Reprodução

A Grande São Paulo está enfrentando condições climáticas severas, com a Defesa Civil estadual emitindo um alerta de tempestade para a região, incluindo o litoral e centro-oeste do estado. O aviso foi emitido por volta das 13h40 e inclui o risco de quedas de árvores, destelhamento e fortes rajadas de vento que podem chegar a até 90 km/h.

Há ainda uma grande possibilidade de queda de granizo, com a região metropolitana da capital paulista e o litoral em estado de atenção. Mais de 500 mil imóveis estão sem energia elétrica devido à tempestade. Na capital, 381.645 residências estão sem luz, enquanto a região metropolitana também é fortemente afetada.

O município de Cajamar tem 89,29% de seus clientes sem energia elétrica. A concessionária Enel informou que o número de imóveis sem fornecimento de luz está em constante atualização, refletindo a intensidade da tempestade.

O estado tem registrado diversas ocorrências relacionadas a temporais, incluindo quedas de árvores e desabamentos, com pelo menos oito pessoas feridas. A região de Avaré, no interior de São Paulo, registrou a maior velocidade de vento, com rajadas de até 90 km/h. Outras cidades como Bauru e Marília também sofreram com ventos fortes e condições adversas.

No centro de São Paulo, o teto de um estacionamento no Brás desabou devido à força da tempestade, atingindo carros na rua Coronel Mursa.

Teto de estacionamento no Brás desaba sobre carros após forte chuva. Foto: Julio Zerbatto/Estadão Conteúdo

A propagação de uma linha de instabilidade, associada à chegada de uma frente fria, tem causado chuva forte com rajadas de vento e risco de granizo em áreas como Piracicaba, Sorocaba e a zona sul da capital paulista.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informou que a linha de instabilidade está se movendo pela Grande São Paulo, provocando chuva moderada a forte, além de descargas elétricas e risco de mais quedas de árvores e desabamentos. As autoridades alertam a população sobre os riscos de trânsito e deslizamentos, com algumas vias já obstruídas por quedas de árvores.

O Corpo de Bombeiros registrou 284 ocorrências de quedas de árvores e 13 chamadas para enchentes, além de 8 pedidos de ajuda relacionados a desabamentos. O trânsito foi severamente afetado, com a avenida 9 de Julho sendo parcialmente bloqueada devido à queda de uma árvore. Carros circulam pela calçada no sentido bairro, evidenciando a gravidade da situação.

Na rede de transporte, as linhas de trem operam com algumas restrições. A linha 7-Rubi funciona com velocidade reduzida, enquanto outras linhas, como a 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, seguem operando normalmente.

Veja vídeos:

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.