EUA revogam vistos de 7 autoridades brasileiras; veja a lista

Atualizado em 22 de setembro de 2025 às 17:45
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Roberto Schmidt/AFP

O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, revogou os vistos de sete autoridades brasileiras nesta segunda (22). Além dos alvos punidos diretamente pela Casa Branca, seus parentes imediatos, como cônjuges e filhos, serão afetados.

Entre os punidos estão Jorge Messias, advogado-geral da União (AGU), e Benedito Gonçalves, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que foi relator do processo que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos.

José Levi, ex-secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);  Airton Vieira, juiz auxiliar de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) também tiveram seus vistos cancelados, assim como Marco Antonio Martin Vargas, ex-assessor eleitoral; Rafael Henrique Tamai Rocha, juiz auxiliar de Moraes; e Cristina Yukiko Kushara, chefe de gabinete de Alexandre de Moraes.

A decisão foi tomada com base na alegação dos EUA de que essas autoridades brasileiras foram responsáveis por restringir a liberdade de expressão ao bloquear perfis de usuários em redes sociais, o que, segundo Washington, comprometeu a democracia e a liberdade no Brasil.

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ex-corregedor-geral da Justiça Eleitoral Benedito Gonçalves. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

As sanções estão diretamente ligadas à atuação dessas figuras no contexto das eleições de 2022. A Casa Branca alega que as ações das autoridades brasileiras punidas ajudaram a prejudicar a campanha de Bolsonaro, derrotado na disputa daquele ano.

As ações também teriam interferido na qualidade do pleito, segundo o governo americano. A nova ofensiva dos Estados Unidos foi promovida após Bolsonaro, aliado de Trump, ser condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pela trama golpista.

Veja a lista:

  1. Jorge Messias (Advogado-Geral da União)
  2. José Levi (Ex-secretário-geral do TSE)
  3. Benedito Gonçalves (Ex-ministro do TSE)
  4. Airton Vieira (Juiz auxiliar de Moraes no STF)
  5. Marco Antonio Martin Vargas (Ex-assessor eleitoral)
  6. Rafael Henrique Tamai Rocha (Juiz auxiliar de Moraes)
  7. Cristina Yukiko Kushara (Chefe de gabinete de Alexandre de Moraes)
Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.