A boa notícia para Lula em pesquisa após atos contra bandidagem e anistia

Atualizado em 23 de setembro de 2025 às 12:58
O presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

A pesquisa interna do governo Lula (PT) trouxe um alívio para o Palácio do Planalto no mesmo dia em que manifestações tomaram as ruas contra a PEC da Blindagem e contra a anistia aos golpistas, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.

Os chamados trackings — levantamentos diários usados para medir a aprovação e a popularidade do presidente — mostraram que, no domingo (21), a aprovação de Lula superou a reprovação em quase três pontos percentuais.

No mesmo dia, o presidente publicou em suas redes sociais imagens das manifestações em diversas cidades e afirmou: “As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia. O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro.”

Histórico de saldo positivo

Não é a primeira vez que os trackings internos registram aprovação acima da reprovação. Em julho, quando os Estados Unidos anunciaram o tarifaço contra o Brasil, Lula também havia alcançado um saldo positivo maior que o negativo.

Para aliados, os números reforçam que o presidente tem conseguido se conectar com pautas que sensibilizam a opinião pública.

Integrantes do governo avaliam que os protestos de domingo devem aumentar a pressão sobre o Congresso, ajudando o Planalto em votações estratégicas, como a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.