
A sessão da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desta quinta (25) precisou ser suspensa por cerca de 10 minutos após uma confusão. O deputado federal bolsonarista Zé Trovão (PL-SC) partiu para cima do advogado Cleber Lopes, representante de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.
Antunes é apontado como um dos principais operadores do esquema que desviou milhões de aposentados e pensionistas, e a confusão começou quando o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que Antunes era “o autor do maior roubo aos aposentados e pensionistas da história do Brasil”.
O empresário se recusou a responder às perguntas alegando que havia sido chamado de “bandido”, o que levou seu advogado a intervir em sua defesa. Nesse momento, Zé Trovão se exaltou e partiu em direção ao advogado, gritando: “Cala a boca, você não tem direito de falar”.
Ele ainda acrescentou: “O senhor não tem o direito de fazer isso aqui não! O senhor não tem! Você não vai desrespeitar o parlamento”. O clima de tensão aumentou e outros parlamentares também entraram no bate-boca.
🇧🇷 CPMI do INSS é suspensa em meio a bate-boca entre o advogado do “Careca do INSS” e o deputado Zé Trovão (PL-SC). pic.twitter.com/QZJunY5QMa
— Eixo Político (@eixopolitico) September 25, 2025
A cena provocou tumulto no plenário e gerou uma interrupção inesperada na oitiva do “Careca do INSS”. Naquele momento, a presidência da sessão estava a cargo do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), que substituía o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), ausente temporariamente.
Ele tentou acalmar os ânimos, mas não conseguiu conter a troca de acusações e os gritos. Com o dedo em riste, Zé Trovão manteve o confronto direto, e a Polícia Legislativa precisou ser acionada para intervir. Somente após a chegada de agentes de segurança foi possível encerrar a confusão.
Poucos minutos depois, a sessão foi retomada com o retorno de Carlos Viana à presidência da comissão e os trabalhos prosseguiram.