
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sinalizou a aliados que pode desistir da corrida presidencial de 2026. Desanimado com o cenário político atual, ele já avalia apoiar outro nome da direita: o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Segundo a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, Tarcísio vem acompanhando os movimentos do Centrão em torno de Ratinho Júnior como alternativa viável para enfrentar Lula. Ele tem demonstrado simpatia pela ideia.
O bolsonarista acredita que sua pré-candidatura está fragilizada com as divisões internas da direita, a resistência de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o gesto de Donald Trump em direção ao presidente Lula nesta semana.
Apesar das especulações, Tarcísio reafirma que seu plano principal é disputar a reeleição em São Paulo. Ainda assim, líderes do Centrão continuam vendo o governador paulista como o nome natural da oposição. O desânimo dele, porém, abriu espaço para que o grupo comece a tratar Ratinho Júnior como plano B.
O governador paranaense é filiado ao PSD de Gilberto Kassab, que foi peça-chave na eleição de Tarcísio ao governo de São Paulo em 2022. O dirigente tem articulado encontros para fortalecer a imagem de Ratinho Júnior no cenário nacional e aproximá-lo de setores empresariais e políticos.

Aliados de Tarcísio avaliam que qualquer decisão de apoio dependerá da posição de Jair Bolsonaro. Caso o ex-presidente pressione para que ele entre na disputa, Tarcísio pode voltar atrás e se animar com a candidatura.
Caso Bolsonaro dê um sinal verde, ele estaria disposto a se alinhar ao projeto de Ratinho Júnior. O Centrão já iniciou articulações mais concretas em torno do governador do Paraná.
Um jantar promovido por Kassab em São Paulo reuniu políticos, empresários e médicos para discutir o nome de Ratinho Júnior como alternativa viável à Presidência. A iniciativa foi lida como um movimento de “descolamento” gradual de Tarcísio.
Na avaliação de líderes do grupo, Ratinho Júnior tem a vantagem de não estar atrelado diretamente à família Bolsonaro, o que reduziria tensões internas.