Ex-assessor de Moraes, Tagliaferro é detido pela polícia na Itália

Atualizado em 1 de outubro de 2025 às 12:53
Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Reprodução

A polícia italiana localizou e deteve nesta quarta (1º) Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele foi levado a uma delegacia, onde recebeu medidas cautelares que o impedem de deixar a região em que está. Segundo sua defesa, não se trata de prisão, mas de restrição de mobilidade.

Tagliaferro é alvo de um pedido de extradição expedido por Moraes após acusações de ter vazado informações sigilosas do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Desde o episódio, o ex-assessor deixou o Brasil e passou a viver na Itália, país do qual também possui cidadania.

“Estou na polícia. Não vou ser preso. Só fui notificado”, disse Tagliaferro ao site bolsonarista Auriverde Brasil. A detenção ocorreu no mesmo dia em que ele deveria prestar depoimento, por videoconferência, a uma comissão da Câmara dos Deputados, onde vem reforçando denúncias contra Moraes e autoridades envolvidas em investigações sobre crimes atribuídos a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Tagliaferro atuou como chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE em 2022, indicado por Moraes. Porém, após sua exoneração, rompeu com o ministro e se alinhou ao bolsonarismo, passando a ser citado em acusações de supostos abusos cometidos no combate às redes de desinformação.

Eduardo Tagliaferro e Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

O ex-assessor foi denunciado pela PGR por vazar mensagens internas de servidores do gabinete de Moraes. O Ministério da Justiça enviou solicitação formal ao Itamaraty em agosto para comunicar o pedido de extradição ao governo italiano. O processo agora depende da Justiça local.

Além da denúncia, Tagliaferro enfrenta bloqueio de contas bancárias no Brasil. Ele também chegou a afirmar que viajaria aos Estados Unidos para tentar pressionar autoridades americanas a adotar sanções contra Moraes.

Formado como perito computacional, Tagliaferro tem passagem por diversos tribunais no país antes de chegar ao TSE, onde atuou como coordenador da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.