O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebe nesta quarta-feira (1º), a partir das 19h, um grande ato cultural em homenagem ao pianista Francisco Tenório Jr., desaparecido em março de 1976 durante a ditadura argentina e morto no contexto da Operação Condor.
O evento será transmitido ao vivo pelo DCMTV.
Coordenada por Gilberto Gil, a programação reunirá nomes centrais da música brasileira, como Caetano Veloso, Joyce Moreno e Marcos Valle, além de outros convidados.
A cerimônia também contará com a presença de movimentos de memória da América do Sul, incluindo representantes das Mães da Praça de Maio, da Argentina, e da Marcha do Silêncio, do Uruguai. Familiares de Eunice e Rubens Paiva e de Tenório Jr. também estarão presentes.
Carioca de Laranjeiras, Tenório Jr. foi referência no samba-jazz e na bossa nova, colaborando com Vinícius de Moraes, Toquinho, Gal Costa e Milton Nascimento.
Seu assassinato pelas forças repressivas tornou-se símbolo das violações cometidas pelas ditaduras militares na região. Desaparecido em Buenos Aires, seu corpo foi identificado depois de 50 anos pela comparação de impressões digitais, confirmou a CEMDP (Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos) e a EAAF (Equipe Argentina de Antropologia Forense).