
Nesta quarta-feira (1º), a flotilha internacional que tenta levar ajuda humanitária a Gaza afirmou que navios da Marinha israelense estão usando “agressão ativa” contra a frota.
“O navio Flórida foi deliberadamente abalroado no mar. Yulara, Meteque e outros foram alvos de canhões de água”, declarou a Flotilha Global Sumud em mensagem no Telegram.
Paralelamente, o Ministério das Relações Exteriores de Israel divulgou que vários barcos da flotilha foram “detidos sem incidentes” e que os passageiros estavam sendo levados a um porto do país.
A publicação, feita nas redes sociais do governo, foi acompanhada de imagens da operação.
Entre os vídeos compartilhados está o momento em que a ativista sueca Greta Thunberg aparece cercada por soldados israelenses.
Already several vessels of the Hamas-Sumud flotilla have been safely stopped and their passengers are being transferred to an Israeli port.
Greta and her friends are safe and healthy. pic.twitter.com/PA1ezier9s— Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) October 1, 2025
As imagens mostram soldados israelenses entregando objetos pessoais a Greta, incluindo uma garrafa, um suéter e um chapéu verde que a ativista já havia usado em aparições anteriores.
A cena foi registrada durante a noite, em águas internacionais. O governo israelense acrescentou na publicação que Greta e os demais ativistas estavam bem.
“Greta e seus amigos estão sãos e salvos”, reiterou a mensagem compartilhada na conta oficial do ministério no X.