
O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou o Palácio do Planalto e o Ministério das Relações Exteriores para garantir a segurança da deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), detida nesta quarta-feira (1º) por forças armadas de Israel. A parlamentar participava de uma Missão de Observação Humanitária Internacional, organizada pela coalizão Global Sumud, quando a embarcação em que estava foi interceptada.
Em ofício enviado ao assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), classificou a situação como “grave e urgente” e cobrou providências imediatas.
O documento solicita a atuação da rede consular brasileira na região, além do acionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) e de organismos internacionais de proteção aos direitos humanos. O partido pede garantias para a integridade física, proteção jurídica e liberdade da deputada e dos demais integrantes da delegação brasileira que a acompanhavam.
A Missão de Observação Humanitária Internacional da Global Sumud reúne organizações da sociedade civil e defensores de direitos humanos em iniciativas voltadas à crise humanitária em Gaza.
Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou oficialmente sobre o episódio.
Already several vessels of the Hamas-Sumud flotilla have been safely stopped and their passengers are being transferred to an Israeli port.
Greta and her friends are safe and healthy. pic.twitter.com/PA1ezier9s— Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) October 1, 2025