Por que Bolsonaro resiste ao indicado pelo Centrão para vice em 2026

Atualizado em 6 de outubro de 2025 às 12:01
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) resiste à indicação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) como vice em uma possível chapa presidencial em 2026, proposta por aliados do Centrão, conforme informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

A aliados, Bolsonaro reconheceu que Ciro Nogueira tem “traquejo e habilidade” para dialogar com o Congresso, mas afirmou que pesquisas internas indicam dificuldades para o senador se reeleger no Piauí. Para o ex-presidente, o dado revela pouca capacidade de Nogueira para atrair o eleitorado nordestino — região onde a direita ainda enfrenta forte resistência.

Diante disso, Bolsonaro prefere outras alternativas para compor a chapa. Caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aceite disputar a Presidência, Michelle Bolsonaro surge como principal nome para a vice. Outra opção seria o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), visto como figura de conciliação dentro da família.

Nos bastidores, aliados articulam uma chapa Tarcísio-Flávio para “acalmar” o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mantém sua pré-candidatura ao Planalto e chegou a cogitar mudar de partido se o pai apoiar o governador paulista. A avaliação entre dirigentes bolsonaristas é que a presença de Flávio como vice neutralizaria a disputa interna.

Segundo aliados, Eduardo “não teria como bater no irmão” e, dessa forma, acabaria apoiando a candidatura de Tarcísio.

Ciro pressiona por definição

Ciro Nogueira, por sua vez, vem defendendo que Bolsonaro anuncie logo o nome que apoiará em 2026, para dar tempo de articulação ao campo da direita. Segundo o senador, a indefinição prejudica alianças e favorece o avanço do presidente Lula (PT).

Bolsonaro, no entanto, insiste em manter a estratégia de ser o próprio candidato, mesmo inelegível, acreditando que isso reforça o discurso de perseguição política e pressiona o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Se Bolsonaro e Tarcísio tivessem me ouvido, teriam se saído muito melhor', diz Ciro Nogueira | Eleições 2024 | Valor Econômico
O senador Ciro Nogueira (PP-PI). Foto: Reprodução