Lula e Trump reúnem-se em videochamada na manhã desta segunda (6)

Atualizado em 6 de outubro de 2025 às 11:07
Lula e Donald Trump. Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) conversa por videochamada com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta segunda-feira (6). A comunicação ocorre em meio à tensão diplomática entre Brasil e EUA após a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros pelo governo norte-americano, conforme informações do repórter da Band, Túlio Amâncio.

De acordo com fontes do Ministério das Relações Exteriores, o contato foi acertado no fim de semana entre o Itamaraty e a Casa Branca. O principal tema da conversa é a recente decisão dos Estados Unidos de aplicar novas barreiras comerciais ao Brasil — especialmente sobre aço, alumínio e etanol, produtos diretamente afetados pelas medidas.

Durante a chamada, Lula pretende defender que o comércio bilateral permaneça aberto e reforçar que o país busca uma saída negociada para evitar uma escalada nas sanções. A posição brasileira é de que o diálogo deve prevalecer, sem adoção imediata de retaliações.

O petista está acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Sidônio Palmeira (Secom).

Possível encontro entre Lula e Trump

Fontes do governo afirmam que a videochamada também pode servir como preparação para um encontro presencial entre Lula e Trump, previsto para ocorrer ainda neste mês, durante uma reunião internacional na Malásia.

A conversa entre os dois presidentes ainda está em andamento, e o Palácio do Planalto deve divulgar uma nota oficial após o término da chamada, com detalhes sobre os temas abordados e o tom do diálogo diplomático entre Lula e Trump.

 

“Ótima química”

Na Assembleia-Geral da ONU, no mês passado, Trump disse ter tido “excelente química” com Lula e sinalizou que os dois poderiam se encontrar em breve.

“Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos. Eu o vi, ele me viu e nós nos abraçamos. Nós combinamos que vamos nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo”, afirmou o presidente americano.

Durante o discurso, ele ainda elogiou o petista. “Ele parecia um homem muito legal. Ele gostou de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócios com pessoas de que eu gosto. Quando não gosto de alguém, não gosto mesmo. Tivemos uma química excelente”, prosseguiu.