
Na tarde desta segunda-feira (6), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração positiva sobre Lula, qualificando-o como um “bom homem” após uma conversa telefônica com o presidente do Brasil.
“Eu tive uma ótima conversa com o presidente do Brasil. Ele é um bom homem”, afirmou Trump, ao ser questionado sobre o telefonema, em uma entrevista com jornalistas no Salão Oval.
Trump também mencionou que continuará a negociar com Lula, mas se recusou a comentar sobre a possibilidade de reduzir a tarifa de 50% imposta sobre as exportações brasileiras. O assunto tem gerado controvérsia e, desde a conversa, o foco está nas futuras negociações entre os dois governos.
Desenvolvimentos pós-ligação e novos passos nas negociações
O Itamaraty informou que o telefonema durou cerca de 30 minutos, e que os dois líderes relembraram a “boa química” que mantiveram durante a 80ª Assembleia Geral da ONU. Além de discutir a tarifa sobre os produtos brasileiros, Lula também pediu que Trump reconsiderasse as sanções dos EUA contra autoridades brasileiras.
Como próximo passo, Trump designou o senador Marco Rubio, chefe da diplomacia dos EUA, para conduzir as negociações sobre o tarifaço. A decisão foi recebida com críticas de alguns setores bolsonaristas, que minimizam o impacto da conversa entre os dois chefes de Estado.
AGORA: Trump diz que Lula é um “bom homem” após telefonema com o petista.
“Tivemos uma ótima conversa e vamos começar a fazer negócios”, afirmou o presidente dos EUA nesta segunda-feira (6/10).
Tradução: @SamPancher pic.twitter.com/hBHzOF17cM
— Metrópoles (@Metropoles) October 6, 2025
Reações dos apoiadores de Bolsonaro
O influenciador golpista Paulo Figueiredo, braço direito do fugitivo Eduardo Bolsonaro nos EUA, se manifestou sobre a conversa dos dois líderes pela manhã.
Embora inicialmente tenha evitado comentar o telefonema, ele expressou seu desespero nas redes sociais ao afirmar que a nomeação de Marco Rubio para liderar as negociações não representa avanço significativo: “Zero de avanço! O grau de desconexão com a realidade é patológico”, disse Figueiredo no X, sugerindo que qualquer esperança sobre a situação seria um “trem” no fim do túnel.
Trump garantiu que ele e Lula discutiram a possibilidade de se encontrarem pessoalmente em breve, embora tenha deixado em aberto se esse encontro ocorrerá durante a COP30 em Belém, ou em outra ocasião.
O telefonema entre Trump e Lula marca uma aproximação entre os dois países, mas o caminho para um acordo completo sobre as tarifas e outras questões ainda permanece incerto. O Brasil, por sua vez, aguarda a ação de Rubio para seguir com as negociações, enquanto a oposição busca descreditar os avanços desse contato.