
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), divulgou nesta terça-feira (7) um vídeo em que pede desculpas por uma fala considerada insensível sobre a crise das bebidas adulteradas com metanol.
Na segunda-feira, durante uma coletiva de imprensa, ele afirmou que só se preocuparia com o problema “no dia em que começassem a falsificar a Coca-Cola”. A frase gerou forte repercussão negativa nas redes sociais e entre familiares das vítimas.
“Errei”, declarou o governador na gravação publicada em suas redes. “Acabei fazendo uma brincadeira para descontrair a coletiva, que foi muito mal interpretada e que, de fato, não cabia naquele momento em face da gravidade do que vem acontecendo. E é por isso que eu peço perdão.”
Governar é trabalhar todos os dias, enfrentar grandes desafios, dar o nosso melhor e saber reconhecer quando erramos. Peço perdão pela colocação inoportuna neste momento e seguirei me dedicando ao máximo para cuidar das pessoas com dignidade e compromisso, como sempre fiz em toda… pic.twitter.com/gEeUfdJ5eA
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) October 7, 2025
A fala de Tarcísio ocorreu em meio à série de casos de intoxicação provocados por bebidas contaminadas com metanol no estado. O governo de São Paulo confirmou 14 mortes e 178 suspeitas de contaminação desde agosto. A crise tem mobilizado a Secretaria de Segurança Pública e a Vigilância Sanitária, que investigam a origem das bebidas falsificadas.
Durante a entrevista coletiva, o governador tentou usar o humor para tratar do tema. “No dia em que começarem a falsificar Coca-Cola, eu vou me preocupar. Ainda bem que ainda não chegaram nesse ponto”, disse, gerando constrangimento entre os presentes.
No vídeo de retratação, Tarcísio reconheceu o erro e adotou um tom mais emocional. “Não é a primeira vez que eu venho aqui pedir desculpas e não será a última”, afirmou. Ele direcionou o pedido de perdão às famílias das vítimas, aos comerciantes prejudicados e “ao povo que quer uma ação firme do Estado”.
O governador também publicou uma nota em sua conta no X (antigo Twitter), reforçando o pedido de desculpas. “Governar é trabalhar todos os dias, enfrentar grandes desafios, dar o nosso melhor e saber reconhecer quando erramos. Peço perdão pela colocação inoportuna neste momento e seguirei me dedicando ao máximo para cuidar das pessoas com dignidade e compromisso, como sempre fiz em toda a minha vida.”