VÍDEO – Líder do PL desmente Tarcísio e confirma articulação para livrar bilionários de novos impostos

Atualizado em 8 de outubro de 2025 às 22:05
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), falando em microfone e apontando pra cima, sério, de óculos e roupa social, sem olhar para a câmera
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) – Reprodução

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), agradeceu publicamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pela atuação na derrubada da medida provisória que aumentava impostos. A declaração foi feita da tribuna da Câmara após a votação que retirou a proposta de pauta. Com informações da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

A manifestação de Sóstenes ocorreu após Tarcísio negar envolvimento direto nas articulações. “Não costumo fazer isso. Estou muito focado nos problemas de São Paulo. Essa questão é do Congresso”, afirmou o governador, em entrevista nesta quarta-feira (8).

Apesar da negativa, o parlamentar exaltou o governador em discurso. “Quero agradecer alguns governadores que trabalharam muito esta noite. Governador Tarcísio, do Estado de São Paulo, que inclusive já foi atacado na outra tribuna. Tarcísio, receba o nosso reconhecimento e gratidão por todo o seu empenho”, declarou.

O deputado ainda afirmou que Tarcísio tem sido “um gigante no diálogo com os presidentes de partidos de centro”, citando a atuação do governador contra o aumento de impostos. Ele associou a medida a um suposto “inchaço da máquina pública”.

Em nova resposta, Tarcísio voltou a negar envolvimento, dizendo que a fala de Sóstenes foi um gesto de cortesia. “Estou focado em SP. Acho que ele pode ter falado por deferência. O tema de aumento de tributo não tem aderência no Congresso”, afirmou.

A Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de retirada de pauta por 251 votos a 193, enterrando a medida provisória do governo Lula. O texto perderá validade, o que pode gerar um bloqueio de despesas em 2025 e abrir um impasse de R$ 35 bilhões no orçamento de 2026, segundo técnicos da área econômica.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.