
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, lançou uma campanha pública nas redes sociais para que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receba o Prêmio Nobel da Paz. A defesa ocorreu em uma publicação do perfil oficial do governo de Israel, com uma imagem do americano com a medalha ao lado do premiê.
“Deem o Prêmio Nobel da Paz para Donald Trump — ele merece”, escreveu o perfil do gabinete de Netanyahu no X. A iniciativa ocorre dias após o anúncio do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado com apoio direto dos Estados Unidos, Catar e Egito.
O acordo prevê a libertação gradual dos reféns em poder do grupo palestino e o fim das hostilidades na Faixa de Gaza. O governo israelense credita a Trump papel fundamental nas negociações que levaram ao entendimento. Veja o post:
Give @realDonaldTrump the Nobel Peace Prize – he deserves it! 🏅 pic.twitter.com/Hbuc7kmPt1
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) October 9, 2025
Famílias de reféns israelenses detidos em Gaza endossaram ideia, enviando uma carta ao Comitê Norueguês do Nobel para recomendar formalmente o nome do presidente americano. Elas alegam que o cessar-fogo “salvou vidas e abriu caminho para uma paz possível no Oriente Médio”.
Durante seu discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, no mês passado, Trump disse que queria ser indicado ao prêmio. O republicano afirmou que foi responsável por “encerrar sete guerras” e disse que, por esse motivo, muitas pessoas defendem sua candidatura ao Nobel. “Eu estava ocupado salvando milhões de vidas”, declarou.
O Comitê Norueguês do Nobel não comenta indicações individuais, e a lista de candidatos é mantida em sigilo. O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2025 será anunciado nesta sexta-feira (13), em Oslo.