Eduardo Bolsonaro chama Barroso de “woke” e associa saída do STF à Magnitsky

Atualizado em 9 de outubro de 2025 às 21:17
Montagem de fotos do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e do ministro Luís Roberto Barroso
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o ministro Luís Roberto Barroso – Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou, nesta quinta-feira (9), a saída do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação nas redes sociais, o parlamentar fez ataques ao magistrado, destacando temas ligados à liberdade de expressão e ao papel do Judiciário, além de chamá-lo de “woke” (termo em inglês que originalmente significava “acordado” ou “consciente” — no sentido de estar atento a questões sociais, raciais e de injustiça).

Segundo o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Barroso teria reduzido a influência da direita nas redes sociais e atuado para censurar vozes conservadoras. Eduardo usou o episódio para reforçar críticas frequentes à atuação do Supremo em decisões que envolvem o controle de conteúdo digital.

O parlamentar também insinuou que o ministro teme ser incluído na lista de sanções da chamada Lei Magnitsky Global, legislação estrangeira que permite punições a autoridades acusadas de violações de direitos humanos:

“O MINISTRO MAIS “WOKE” SAIU

Após ser sancionado e perder o visto americano, Barroso pediu para deixar o cargo.

Autodeclarado progressista, Barroso admitiu com orgulho – e até ensinou outros – como reduziu a influência da direita nas redes sociais, ou seja, como censurou vozes conservadoras enquanto presidia o TSE.

Recentemente, @MikeBenzCyber, durante audiência na CREDN, apresentou um vídeo em que Barroso explica como censurou centenas de perfis durante as eleições.

Alguns dizem que ele teme ser sancionado pela Lei Magnitsky Global”.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.