VÍDEO – Putin elogia Trump e reclama de Nobel da Paz a golpista venezuelana

Atualizado em 10 de outubro de 2025 às 13:15
Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou o Comitê Norueguês do Nobel após o anúncio da golpista María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, como vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025. Em declaração feita nesta sexta (10), durante visita ao Tajiquistão, ele afirmou que “o prestígio do prêmio se perdeu”.

“Houve casos em que o Comitê Nobel concedeu o prêmio a pessoas que nada fizeram pela paz. O prestígio do prêmio se perdeu em grande parte”, declarou o líder russo em Dushanbe, capital do Tajiquistão, onde se reuniu com o presidente Emomali Rahmon para discutir cooperação bilateral e questões regionais.

Durante o evento, Putin também fez referência à recente cúpula realizada no Alasca com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sugeriu que o republicano deveria vencer o prêmio. “Ele está sinceramente atento a isso. Talvez ainda possamos fazer muito mais, com a ajuda do acordo e da discussão do Anchorage”, prosseguiu.

Putin disse ainda que Trump “tem um entendimento geral” sobre os caminhos para encerrar o conflito por vias pacíficas.

“Ele realmente está tentando, trabalhando com a resolução das situações internacionais difíceis”, afirmou Putin, elogiando o presidente americano. Trump havia dito que merecia o Nobel por “encerrar sete guerras no mundo” e por seus esforços para frear o conflito entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza.

Nos Estados Unidos, o diretor de Comunicação da Casa Branca, Steven Cheung, também reagiu ao resultado e criticou o Comitê do Nobel, afirmando que a instituição “priorizou a política acima da paz” ao escolher a vencedora venezuelana.

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também defendeu que Trump vencesse o prêmio. “Deem o Prêmio Nobel da Paz para Donald Trump — ele merece”, escreveu o perfil da gestão do premiê no X.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.