
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, evitou comentar o Prêmio Nobel da Paz concedido em 2025 à líder opositora venezuelana María Corina Machado. Questionada durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (10), no Palácio Nacional, Sheinbaum respondeu apenas: “Sem comentários”.
Diante da insistência dos jornalistas, a presidente afirmou que o México mantém sua posição histórica de respeito à “soberania e autodeterminação dos povos”. Ela destacou que essa postura é “uma convicção” e também uma exigência da Constituição mexicana.
Sheinbaum não quis se estender sobre o significado político do prêmio, que gerou repercussão em toda a América Latina após a homenagem a Machado, adversária do governo de Nicolás Maduro e figura central da oposição venezuelana.
No início de 2025, a presidente mexicana já havia repudiado a “criminalização” da oposição na Venezuela, mas insistiu na necessidade de respeitar a soberania do país. Na época, ela se manifestou após a prisão e posterior libertação de Machado.
🇻🇪🤐 SHEINBAUM GUARDA SILENCIO
La Presidenta Claudia Sheinbaum opta por un “sin comentario” al Nobel de la Paz de María Corina Machado.
¿Cuál crees que debió ser la respuesta de la presidenta?
Información @carolina_rocha_ pic.twitter.com/tBj2V8HKDE
— LuisCardenasMX (@LuisCardenasMx) October 10, 2025
Em outras ocasiões, Sheinbaum defendeu a presença de representantes mexicanos na posse de Nicolás Maduro, argumentando que cabe “aos venezuelanos definir seu próprio governo”, sem interferência externa.
A chefe de Estado também reconheceu, recentemente, a vitória eleitoral de Maduro, mesmo com contestações dos Estados Unidos e da União Europeia. Durante o período de transição no México, em julho, Sheinbaum havia pedido transparência na apuração das eleições venezuelanas.
O Comitê Norueguês do Nobel justificou a escolha de María Corina Machado afirmando que o prêmio reconhece “uma mulher que mantém viva a chama da democracia em meio à escuridão crescente”. A opositora está na clandestinidade desde janeiro, após protestos em Caracas.
A cerimônia de entrega do Nobel da Paz está prevista para 10 de dezembro, em Oslo. O comitê espera que Machado consiga comparecer pessoalmente, embora tenha ressaltado que a situação de segurança ainda é incerta.