PSOL convida Manuela d’Ávila para disputar vaga no Senado pelo RS

Atualizado em 13 de outubro de 2025 às 18:26
Manuela d’Ávila, ex-deputada federal – Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (13), o PSOL convidou Manuela d’Ávila para se filiar ao partido e disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul em 2026. A ex-deputada federal, sem partido desde que deixou o PCdoB em novembro, também tem sido procurada por outras legendas, como o PSB, e mantém diálogo com o PT sobre seu futuro político. Com informações do Estadão.

A presidente nacional do PSOL, Paula Coradi, destacou que a possível candidatura de Manuela representa um compromisso com valores e causas coletivas. “Vivemos tempos de grandes desafios no Brasil e no mundo, do avanço da extrema-direita às crises climática e humanitária. Convidar Manuela para construir uma candidatura ao Senado com o PSOL é também afirmar que a política precisa voltar a ser movida por sonhos, princípios e compromisso com o bem comum”, afirmou.

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) também manifestou apoio à aproximação de Manuela com o partido. “Tenho conversado muito com a Manuela e sinto ela cada vez mais próxima do PSOL”, disse.

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) – Foto: Reprodução

Duas semanas antes do convite, Manuela esteve em Brasília para reuniões com lideranças de partidos de esquerda. Ela se encontrou com Paula Coradi, a líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone (RJ), o presidente do PT, Edinho Silva, o presidente do PSB, João Campos, e o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), outro nome cotado para a disputa ao Senado.

No campo da centro-direita, o PSD deve lançar o governador Eduardo Leite como candidato ao Senado.

Entre os aliados de Jair Bolsonaro, os deputados Marcel Van Hattem (Novo) e Sanderson (PL) aparecem como possíveis nomes na corrida eleitoral no Rio Grande do Sul.