
O varejo no Brasil tem se reinventado dia após dia nos últimos anos, com o objetivo de atender às novas necessidades do público consumidor, de acordo com as novidades no mercado para o setor. As vendas digitais, por exemplo, estão em constante crescimento, o que garante mais faturamento para as suas operações, de forma a possibilitar o aprimoramento de seus serviços.
Existem diversos tipos de soluções digitais que podem ser aplicadas ao varejo, e que devem ser avaliadas na hora de ampliar o total de vendas, assim como a gama de clientes. Neste texto, você vai conhecer algumas delas e, se já trabalha neste setor, poderá avaliar o que pode ser melhor para o seu negócio.
Principais investimentos
Existem muitos tipos de investimentos para vendas digitais no varejo. Um caso a ser destacado são os e-commerces e marketplaces, que garantem a venda online e a expansão do alcance da empresa. Por exemplo, um cliente de uma cidade do interior da Bahia pode comprar de um lojista do Rio Grande do Sul, ou um vendedor do Mato Grosso pode fechar uma venda para clientes do Rio de Janeiro. Ou seja, para a loja, é a chance de fazer os seus produtos chegarem ainda mais longe, enquanto para o cliente, em encontrar um produto pelo preço mais em conta, mesmo que este venha de outro estado.
A gestão da empresa também precisa ocorrer de forma adequada, obtendo sistemas ERP, de forma a administrar e integrar diferentes áreas do negócio, incluindo o estoque e a administração das finanças. Outro exemplo trata-se das ferramentas de CRM, que ajudam a gerenciar o relacionamento com o cliente, e ajudam a personalizar a experiência e a gestão do funil de vendas.
Segurança digital e física
Também é importante que as empresas de varejo realizem investimentos em segurança. Na área digital, faz-se necessária a instalação de medidas que contribuam para proteger os dados dos clientes, de acordo com as leis de segurança de dados. É fundamental que ocorram investimentos em soluções como firewalls, e uso de ferramentas de inteligência artificial que ajudam na antecipação de riscos.
Mesmo no varejo digital, a segurança física também é necessária, para garantir a proteção do estoque e dos equipamentos de gerenciamento do negócio. Uma aquisição de grande importância, para estes casos, é a câmera de segurança 360 graus, que garante a cobertura de todos os ângulos, oferecendo visualização em 360 graus através de um único ponto de vista. Este tipo de câmera pode ser instalado em áreas de tetos baixos, regiões em que há a necessidade de uma instalação discreta, corredores, escadas, cantos de
edifícios, cruzamentos, entre outras partes. Além das câmeras, a segurança física nas lojas ou centros de estoque pode ser complementada por alarmes e sistemas de controle de acesso.
Marketing como aliado
Hoje em dia, é praticamente impossível investir na área digital em qualquer área, sem que sejam pensadas estratégias de marketing. E isso vale também para o varejo. No marketing digital, as empresas precisam investir na elaboração de conteúdos nas mídias sociais, de forma a atrair clientes, para fidelizá-los a médio e longo prazo. Através das redes, também é possível elaborar estratégias de anúncios que levem o conteúdo exatamente para o seu público-alvo.
Outro exemplo de marketing digital para o varejo trata-se do live shopping, que chegou com tudo nas redes sociais. Para quem não conhece, é uma modalidade de compra interativa ao vivo, e combina o entretenimento das redes sociais com a conveniência que é a compra online. Utilizando estratégias corretas de vendas, é possível garantir um bom número de clientes durante estas transmissões.
Ações para vender mais
As soluções digitais apresentadas para o varejo têm a finalidade de garantir que as empresas consigam obter um melhor faturamento, e ampliar sua gama de clientes. Com estratégia e dedicação, é possível que qualquer varejista saia obtendo bons resultados.