VÍDEO – Bolsonaristas trocam ofensas durante entrevista: “Vagabundo”

Atualizado em 17 de outubro de 2025 às 16:00
O empresário Paulo Figueiredo e o advogado Jeffrey Chiquini discutiram durante o programa “Show da Manhã”. Foto: Reprodução

O bolsonarismo viveu mais um capítulo de racha público nesta sexta-feira (17), com uma briga transmitida ao vivo entre o pseudojornalista Paulo Figueiredo, que vive nos Estados Unidos, e o advogado Jeffrey Chiquini, defensor do ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe Martins.

O embate, que começou como uma discussão sobre o caso de Filipe Martins, rapidamente descambou para ofensas e acusações pessoais. A troca de ataques ocorreu durante o programa “Show da Manhã”, apresentado pelo comentarista bolsonarista Marco Antônio Costa no canal ‘Fio Diário’, no YouTube.

A live tinha como objetivo debater supostas irregularidades em registros migratórios norte-americanos relacionados ao ex-assessor presidencial. No entanto, a discussão rapidamente saiu do controle.

Figueiredo acusou Chiquini de “oportunismo”, enquanto o advogado respondeu chamando o empresário de “vagabundo”. O bate-boca incluiu provocações como “seja homem” e ameaças veladas, em um dos momentos mais tensos de embates internos da base bolsonarista.

O conflito reflete a disputa de protagonismo entre influenciadores e figuras jurídicas da direita radical, especialmente após a reunião de Mauro Vieira com o senador estadunidense Marco Rubio, em Washington. O encontro, que irritou setores bolsonaristas nos EUA, teria motivado tentativas de sabotagem lideradas por Figueiredo e Eduardo, segundo relatos de bastidores.

O estopim da briga foi a divergência sobre um suposto registro falso de entrada de Filipe Martins nos Estados Unidos, datado de 30 de dezembro de 2022. Chiquini sustenta que o documento é “fraudulento” e que foi manipulado por autoridades brasileiras, tese rejeitada por Figueiredo, que aventou a possibilidade de “erro burocrático”.

Durante a transmissão, Figueiredo afirmou que Chiquini age com interesses políticos, lembrando que o advogado é filiado ao PL. O jurista rebateu dizendo que “narrativas sensacionalistas” prejudicam a defesa técnica de Martins no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nenhum dos dois apresentou provas novas sobre o caso. O processo de Filipe Martins, que responde por envolvimento na trama golpista de 2022, segue em andamento no STF.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.