
A BBC News Brasil pediu desculpas neste domingo (19) por ter postado em seu perfil do X, no último sábado (18), uma reportagem originalmente publicada em 11 de setembro de 2025. O conteúdo do post tratava de declarações do senador americano Marco Rubio sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em nota, a emissora informou que o material “não deveria ter sido postado” e que a divulgação foi resultado de um erro interno. “Pedimos desculpas aos nossos seguidores pela publicação de um post com uma notícia de 11 de setembro no dia 18. Foi um engano da BBC News Brasil e não deveria ter sido postado”, escreveu o perfil oficial da rede social X (antigo Twitter).
A reportagem mencionava também a reação do governo Lula, que afirmou “não se intimidar” diante das declarações de Rubio.
Pedimos desculpas aos nossos seguidores pela publicação de um post com uma notícia de 11 de setembro no dia 18. Foi um engano da BBC News Brasil e não deveria ter sido postado
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) October 19, 2025
A publicação foi amplamente compartilhada por perfis bolsonaristas e teve forte repercussão. Desde a data original da reportagem, entretanto, o senador Marco Rubio já havia se reunido com o chanceler Mauro Vieira, em uma tentativa de reduzir tensões e aproximar os dois países, e o encontro foi avaliado como positivo por ambas as partes, abrindo um caminho para o rearranjo das relações diplomáticas entre os países.

A BBC apagou o post e reconheceu o erro, afirmando que se tratou de uma falha interna. O pedido de desculpas, divulgado no perfil oficial da emissora no X (antigo Twitter), recebeu centenas de milhares de visualizações. A repercussão, porém, gerou especulações entre usuários que alegaram que o pedido só foi feito após a reação negativa nas redes, onde o veículo foi acusado de tentar divulgar informações enganosas.
Entre as críticas, internautas afirmaram que a BBC teria “intervindo na política brasileira” e usado a postagem como “estratégia de clickbait”. Um dos comentários mais compartilhados dizia: “Alguém na BBC postou matéria de setembro, com declaração de Marco Rubio, para os bolsonaristas usarem nas redes como se fosse atual, para desacreditar a notícia da reunião Brasil-EUA. Não foi mero ‘engano’. Foi um ato político. As redes estão inundadas com essa notícia.”
— Gustavo Ferreira Santos (@gferreirasantos) October 19, 2025
Erro merda nenhuma. Vcs estão tentando intervir na política brasileira a favor da extrema direita. A repercussão foi muito negativa, tiveram que voltar atrás. A sorte de vcs é que o Lula é muito bonzinho, grupos estrangeiros, como a BBC, deveriam ser proibidos de intervir na…
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) October 19, 2025
Isso tem sido sistemático já faz uns meses. Vcs repostam notícias antigas de acordo c/ a “conveniência” do momento, no melhor esquema do clickbait, basta olhar o feed de vcs de uns tempos p/ cá. Vcs deixaram de ser fonte confiável de informação.
— Robson Castilho (@RobsonCastilh0) October 19, 2025
Pedindo desculpas sem esclarecer qual foi o erro e qual a verdade ? https://t.co/FhxSgE5NIs pic.twitter.com/i3aPw1e6Wc
— Miss Sanxaine ⭐️ (@MissSanxaine) October 19, 2025
Não foi um engano.
Foi uma fake news muito bem pensada para alimentar a máquina de fake news Bolsonarista.
Foi má fé e só estão pedindo desculpas pq ficou escancarado.
O veículo perdeu completamente o respeito depois disso. https://t.co/feVdYzWGLO— Biazita Gomes (@BiazitaGomes) October 19, 2025
É tão óbvio que não foi engano que vcs não estão especificando qual o tema do erro de vcs pra deixar a fake news correndo solta. Bando de covardes do caralho https://t.co/7FXuBnrUzn
— LUA 🌙 (@Helpimback) October 19, 2025