
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na terça-feira (21) para uma viagem à Ásia, que incluirá visitas à Indonésia e à Malásia. Em Jacarta, Lula fará uma visita oficial ao presidente Prabowo Subianto, em retribuição à viagem do líder indonésio a Brasília em julho. Na sexta (24), o petista segue para Kuala Lumpur, onde participará da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).
A expectativa, porém, está voltada para um possível encontro entre Lula e Donald Trump, previsto para domingo (26) ou segunda (27). Como conta a UOL, segundo o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, a reunião, ainda em negociação, não deve tratar de acordos formais, mas marcar uma reaproximação diplomática entre os dois países – o que, nas palavras de integrantes do Itamaraty, renderia “uma boa foto para selar a paz”.

Enquanto Lula cumpre a agenda internacional, em Brasília, a CPMI do INSS segue com oitivas, o STF retoma o julgamento do núcleo 4 da trama golpista com voto do ministro Alexandre de Moraes, e o Congresso analisa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na economia, o IBGE divulga na sexta (24) a prévia da inflação de outubro, e os EUA informam o índice de inflação ao consumidor de setembro.