VÍDEO – Trump suspende ajuda à Colômbia e chama Petro de “bandido” e “cara mau”

Atualizado em 22 de outubro de 2025 às 21:34
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em montagem de duas fotos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro – Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (22) que suspendeu toda a ajuda financeira à Colômbia, cumprindo sua promessa do fim de semana. Ele também atacou o presidente colombiano Gustavo Petro, chamando-o de “bandido” e “cara mau”.

“Ele é um bandido e um cara mau. Ele é um cara que está fabricando muitas drogas. A partir de hoje, suspendemos todos os pagamentos para a Colômbia, o país Colômbia,” disse Trump. “Também, para a Universidade de Columbia. Não, fizemos um acordo. Fizemos um acordo com eles.”

Trump também afirmou que Petro “prejudicou muito o seu país. Eles estão se saindo muito mal. Eles têm fábricas de cocaína. Eles cultivam todo tipo de droga, drogas ruins, que entram nos Estados Unidos, geralmente pelo México.”

No fim de semana, o republicano já havia qualificado Petro de “traficante”, após o presidente colombiano criticar uma operação militar americana no Mar do Caribe que visava embarcações suspeitas de transportar drogas.

Nesta quarta-feira, o governo dos EUA anunciou o oitavo bombardeio da operação — desta vez, um barco no Oceano Pacífico, próximo à Colômbia, foi atingido e duas pessoas morreram.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.