
Em entrevista à revista The Economist, Steve Bannon — estrategista de extrema direita e um dos principais idealizadores do movimento MAGA — afirmou que Donald Trump voltará à presidência dos Estados Unidos em 2028, mesmo após cumprir dois mandatos. Segundo ele, o país “precisa” de Trump para concluir o que foi iniciado em 2016.
Chama-se golpe. Eis a “maior democracia do mundo”.
“Ele vai conseguir um terceiro mandato. Trump 28, Trump será o presidente em 2028, e as pessoas precisam se acostumar com isso”, disse Bannon. Questionado sobre a limitação imposta pela 22ª Emenda da Constituição americana, que impede mais de dois mandatos presidenciais, ele respondeu:
“Existem muitas alternativas diferentes. No momento apropriado, apresentaremos o plano. Mas há um plano. Tivemos chances menores em 2016 e em 2024 do que temos em 2028. E o presidente Trump será o presidente dos Estados Unidos. E o país precisa que ele seja o presidente dos Estados Unidos. Precisamos terminar o que começamos.”
Bannon foi além, atribuindo um papel divino a Trump.
“Trump é um veículo. Sei que isso vai enlouquecer vocês, mas ele é um veículo da providência divina. É um instrumento. Ele é muito imperfeito, não é religioso, não é de igreja, mas é um instrumento da vontade divina. E dá para perceber isso pelo modo como ele conseguiu tudo isso. Precisamos dele por pelo menos mais um mandato, certo? E ele terá esse mandato em 2028.”
A editora-chefe Zanny Minton Beddoes o questionou sobre a contradição entre a defesa da Constituição e a ideia de um terceiro mandato: “Por um lado, você disse que a Constituição cumpre seu propósito. Por outro, afirmou que o presidente Trump precisa de outro mandato, embora a 22ª Emenda deixe bem claro que ele não pode ter outro mandato.”
Bannon rebateu, sugerindo que haverá uma interpretação alternativa da lei: “Em algum momento, vamos definir todos esses termos.”
Quando a jornalista observou que isso poderia significar uma “justificativa populista para uma quase-ditadura”, Bannon negou: “Isso não é verdade. Trump não é uma ditadura. Você viu os compromissos que ele teve de fazer com o grande e belo projeto de lei? Viu as concessões que ele teve de fazer em tudo, em relação a Zelensky e em várias negociações? O presidente Trump é uma série de negociações constantes para manter as coisas funcionando, sempre fazendo concessões.”
A entrevistadora então destacou a contradição no discurso de Bannon: “Steve, você acabou de passar os últimos 20 minutos dizendo que precisamos esmagar o outro lado. Que não há espaço para debate, nem para compromisso. Precisamos esmagá-los. E agora você está dizendo que isso é uma negociação.”
Segundo Bannon, dependeria apenas da vontade popular: “A única maneira de o presidente Trump vencer em 2028 e continuar no cargo é pela vontade do povo americano. E a vontade do povo americano é o que a Constituição incorpora. Precisamos terminar o que começamos.”