VÍDEO: O choro de Dias Toffoli no STF

Atualizado em 23 de outubro de 2025 às 18:18
Dias Toffoli, ministro do STF. Foto: Andressa Anholete/STF

O ministro Dias Toffoli se emocionou durante a sessão desta quinta-feira (23) do Supremo Tribunal Federal (STF), ao ser homenageado pelos colegas por completar 16 anos na Corte. O momento ocorreu após o presidente do tribunal, Edson Fachin, destacar a trajetória do magistrado e suas decisões em “momentos de turbulência e de risco à democracia”.

Durante o discurso, Toffoli chorou e afirmou ter “orgulho” de integrar o Supremo. “Orgulho, senhor presidente, de estar ao lado de colegas que têm a estatura de serem os maiores e os melhores juristas e magistrados da nação brasileira. Digo isso com muito orgulho. Porque, só nós, que sentamos nas nossas cadeiras, temos a dimensão dela”, declarou.

O ministro também elogiou a Constituição Federal, chamando-a de “a melhor do mundo”. “Quero continuar honrando a Justiça, a magistratura e a nação brasileira. Tenho muito orgulho de ser um brasileiro, da nação mais abençoada do mundo, e de ser guarda da Constituição, que é a melhor Constituição do mundo”, afirmou.

A homenagem foi conduzida por Edson Fachin, que destacou o papel de Toffoli em decisões que marcaram o Supremo desde 2009, como a abertura do inquérito das fake news. “Vossa Excelência tem contribuído imensamente para fortalecer a jurisdição constitucional em nosso país”, disse Fachin.

Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça também fizeram discursos em homenagem ao colega. Moraes, que estudou com Toffoli na universidade, ressaltou a convivência de décadas; Mendonça lembrou o período em que ambos atuaram juntos na Advocacia-Geral da União (AGU).

Toffoli foi nomeado ao Supremo em 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, tem ocupado funções de destaque na Corte, incluindo a presidência entre 2018 e 2020.