Castro é ironizado na web por fotos com vereador ligado ao Comando Vermelho

Atualizado em 29 de outubro de 2025 às 6:27
Deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias (MDB), e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Foto: Reprodução

O jornalista Guga Noblat ironizou nesta terça-feira (28) uma declaração do governador Cláudio Castro (PL) ao Globo.

O mandatário fluminense disse então que “não existe braço do crime organizado na política”. Paralelamente, entretanto, a postagem de Noblat exibia fotos em que o governador aparecia ao lado do deputado estadual Thiego Raimundo de Oliveira Santos, o TH Joias (MDB), preso por ser fornecedor de armas do Comando Vermelho.

O jornalista destacou a contradição em publicação nas redes sociais. “Cláudio Castro afirmava não existir ligação do crime organizado com a política. Aí o Globo publicou uma sessão de fotos dele ao lado do deputado que era o maior fornecedor de armas do Comando Vermelho. Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagina quatro”, escreveu.

A entrevista de Castro, publicada em setembro, tinha como objetivo defender “leis eleitorais mais rígidas” para evitar a infiltração de criminosos na política. No entanto, ficou exposto o contraste entre o discurso do governador e as fotos com TH Joias, que foi preso pela Polícia Civil por tráfico de armas e ligação direta com o Comando Vermelho, na zona norte do Rio.

TH Joias é deputado estadual do MDB no Rio de Janeiro e foi preso pela Polícia Civil por tráfico de armas e envolvimento direto com o Comando Vermelho. O parlamentar é apontado como elo político da facção em áreas da zona norte da cidade.