Sucessão no STF: o que Gilmar e Messias conversaram na posse de Boulos

Atualizado em 30 de outubro de 2025 às 18:30
Ministro Gilmar Mendes e o AGU Jorge Messias. Foto: Milena Teixeira/Metrópoles

O ministro do STF Gilmar Mendes conversou com o advogado-geral da União, Jorge Messias, nesta quarta-feira (29), durante a posse de Guilherme Boulos como ministro no Palácio do Planalto. O encontro ocorreu em meio às discussões sobre o futuro ocupante da vaga do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal. Com informações do Metrópoles.

Auxiliares do presidente Lula apontam Messias como o nome escolhido para ocupar a cadeira no STF. A presença dos dois juntos no evento chamou a atenção de parlamentares, assessores e convidados presentes na cerimônia de posse.

Segundo relatos, Gilmar Mendes e Jorge Messias se encontraram na garagem do Palácio do Planalto e subiram ao local da cerimônia conversando. No trajeto, eles abordaram temas atuais relacionados à segurança pública e às ações de autoridades estaduais.

De acordo com testemunhas, Gilmar comentou com Messias detalhes sobre a operação policial realizada no Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 mortos. O ministro falou sobre pontos da ação que teriam relação com a estrutura de planejamento do Estado.

Corpos enfileirados em praça na Penha, zona norte do Rio – Eduardo Anizelli/Folhapress

Na posse, ministros do governo Lula, parlamentares da base e autoridades do Supremo acompanharam a cerimônia de Boulos. O evento ampliou o debate nos bastidores de Brasília sobre movimentações para futuras nomeações no Judiciário.

Segundo interlocutores, o ministro Gilmar Mendes já havia demonstrado preferência por outro nome, como o senador Rodrigo Pacheco. Porém, nos últimos dias, o magistrado passou a avaliar Messias como uma opção bem vista nos meios políticos.