
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (31) uma nova fase da Operação Overclean, que investiga desvios de emendas parlamentares e fraudes em licitações públicas. Nesta etapa, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Brasília (DF), São Paulo (SP), Palmas (TO) e Gurupi (TO).
As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e contaram com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
Entre os investigados desta sexta está Luiz França, secretário nacional do Podemos, alvo de mandado em Brasília. No Tocantins, a PF cumpriu mandado contra Claudinei Quaresemin, ex-secretário de Parcerias e Investimentos do estado, que já havia sido investigado em uma fase anterior.

Operações anteriores
A fase anterior da Overclean foi deflagrada em 16 de outubro, quando a PF cumpriu mandados contra um prefeito do interior da Bahia. Dois dias antes, outro desdobramento da operação teve como alvo o deputado federal Dal Barreto (União-BA), abordado no aeroporto de Salvador e obrigado a entregar seu celular aos agentes.
Ainda neste ano, o prefeito de Campo Formoso (BA), Elmo Nascimento, irmão do deputado Elmar Nascimento (União-BA), e seu primo Francisquinho Nascimento, vereador do mesmo município, também foram alvos de mandados. Em dezembro do ano passado, Francisquinho chegou a lançar uma sacola com R$ 220 mil pela janela minutos antes de ser preso.
Origem da operação
A Operação Overclean teve início para investigar desvios de recursos de emendas parlamentares destinadas ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
A PF aponta que empresários e políticos se uniram em um esquema de corrupção que envolvia o pagamento de propina a agentes públicos para destravar contratos e liberar obras em diversos estados.
Conhecido como “Rei do Lixo” por atuar em contratos de limpeza urbana na Bahia, José Marcos de Moura foi preso na primeira fase da operação, junto com outras 16 pessoas, mas acabou sendo solto por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). As investigações continuam em andamento.