Trump ameaça enviar tropas à Nigéria contra “terroristas islâmicos”

Atualizado em 1 de novembro de 2025 às 22:20
O presidente americano Donald Trump sério, sem olhar para a câmera, acenando ao ar livre
O presidente americano Donald Trump – Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (1) ordenar uma intervenção militar na Nigéria caso o governo do país africano não impeça ataques que ele atribui a grupos islamistas contra comunidades cristãs.

Em publicação no Truth Social, o republicano afirmou que os Estados Unidos podem suspender imediatamente toda ajuda e assistência concedidas à Nigéria e “ir ao país com uma chuva de fogo” para eliminar o que chama de “terroristas islâmicos”.

Trump declarou que instruiu o Pentágono a elaborar um possível plano de ataque, alegando que o cristianismo enfrenta “uma ameaça existencial” na região. Segundo ele, caso uma operação seja autorizada, a ação militar seria executada de forma “rápida, feroz e doce”. O ex-presidente dos EUA pediu ainda que o governo nigeriano tome medidas urgentes para conter os ataques.

A Nigéria vive uma série de conflitos armados envolvendo grupos extremistas, disputas territoriais e tensões religiosas. Especialistas afirmam que a violência atinge tanto cristãos quanto muçulmanos e está relacionada a diferentes fatores regionais. Apesar disso, Trump publicou, sem apresentar provas, que “milhares de cristãos estão sendo assassinados” e responsabilizou islamistas radicais pelo que chamou de “massacre”.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.