
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, registrou o menor índice de aprovação de seu segundo mandato nesta segunda-feira (3). Segundo pesquisa encomendada pela CNN ao instituto SSRS, 37% dos americanos aprovam a forma como ele conduz o cargo, enquanto 63% manifestaram desaprovação, o nível mais alto desde sua reeleição. O levantamento foi realizado de (27) a (30) de outubro.
O resultado ocorre a um ano das eleições de meio de mandato, período em que parte das cadeiras do Congresso será renovada. Em consultas anteriores feitas neste ano, a aprovação variou entre 48% e 41%. As taxas atuais se aproximam da marca registrada em novembro de (2017), durante o primeiro mandato, quando Trump marcou 36%.
A pesquisa entrevistou 1.245 adultos, sendo 954 eleitores registrados, por telefone e internet. Entre os participantes, 27% se identificaram como democratas, 29% como republicanos e 44% como independentes ou pertencentes a outros partidos. Outro levantamento divulgado pelo “Washington Post” e “ABC News”, em parceria com o Ipsos, apontou desconfiança da população quanto ao comprometimento do presidente com temas como liberdade de expressão e eleições livres.

Nos últimos meses, o presidente ordenou ações legais contra adversários políticos e demitiu promotores que atuavam em processos criminais envolvendo seu nome. Esses movimentos ocorreram após seu retorno à Casa Branca. A gestão também enfrenta debates internacionais, como escalada de tensões com a Venezuela e guerra tarifária.
Segundo dados divulgados, 68% dos entrevistados consideram que a situação do país está ruim ou muito ruim, e 72% afirmam que os Estados Unidos enfrentam dificuldades econômicas. Além disso, 81% classificaram o shutdown em andamento como crise ou grande problema nacional.
O cenário de insatisfação aparece em diferentes recortes partidários e demográficos, indicando um desgaste ao longo do ano de (2025).