
As recentes eleições estaduais nos Estados Unidos colocaram o governador da Califórnia, Gavin Newsom, como o nome mais forte do Partido Democrata para enfrentar o trumpismo em 2026, conforme informações do jornal The New York Times.
A vitória expressiva da Proposta 50, medida defendida por ele para ampliar cadeiras democratas no Congresso, consolidou sua projeção nacional e o transformou em um dos principais antagonistas de Donald Trump.
A aprovação da proposta, que redesenha distritos eleitorais na Califórnia, deu aos democratas a expectativa de conquistar até cinco novas cadeiras na Câmara dos Representantes, hoje dominada pelos republicanos.
O resultado, visto como uma vitória direta sobre a estratégia de Trump em outros estados, impulsionou Newsom, que avalia uma candidatura à Presidência dos EUA após o fim de seu mandato, em 2027.
“Isso mostra que ele consegue fazer as coisas acontecerem”, disse Christale Spain, presidente do Partido Democrata da Carolina do Sul. “Os democratas querem alguém que reaja. Ele está reagindo e lutando.”
Um novo rosto para o Partido Democrata
Newsom agora deve percorrer o país em apoio a candidatos democratas e planeja lançar um livro de memórias. Segundo assessores, sua estratégia será defender causas como o combate às mudanças climáticas e políticas sociais progressistas — um contraponto ao discurso conservador do trumpismo.
Durante a apuração, o governador comemorou a vitória de forma discreta e definiu o resultado como “uma rejeição a Trump e uma vitória para os democratas não só na Califórnia, mas em todo o país”.
Tonight, California sent a powerful message to Donald Trump. We will fight for our democracy. And we will win. pic.twitter.com/tEcPlxVbi4
— Gavin Newsom (@GavinNewsom) November 5, 2025
Da rivalidade com Kamala Harris à ascensão nacional
Há pouco mais de um ano, Newsom enfrentava críticas da esquerda e parecia ofuscado por Kamala Harris, então principal figura democrata. Mas sua postura mudou após endurecer o tom contra Trump e defender abertamente a Proposta 50.
“Com a vitória da Proposta 50, Newsom se tornou o principal e mais bem-sucedido antagonista de Donald Trump”, afirmou o consultor democrata Eric Jaye.
O desafio de manter o impulso
Analistas políticos avaliam que o desafio de Newsom será converter o êxito regional em capital político nacional. “Apesar de ser uma vitória muito importante para ele, este é apenas o primeiro passo”, disse Brian Brokaw, estrategista democrata.
Para ele, a prioridade de Newsom agora é garantir que os democratas reconquistem a maioria no Congresso nas eleições de meio de mandato — etapa decisiva antes de 2026.