Lula se despede de Paulo Frateschi, ex-deputado assassinado em SP: ‘Fará muita falta’

Atualizado em 6 de novembro de 2025 às 19:32
O presidente o Lula e o ex-deputado estadual Paulo Frateschi. Foto: Divulgação

O presidente o Lula lamentou nesta quinta-feira (6) a morte de Paulo Frateschi, ex-deputado estadual, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e um dos históricos militantes da esquerda brasileira. Frateschi, de 75 anos, foi esfaqueado pelo próprio filho durante um surto, em São Paulo, e não resistiu aos ferimentos.

Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula afirmou que recebeu a notícia com profunda tristeza e destacou a trajetória política e pessoal do antigo companheiro de partido. “A morte de meu querido amigo Paulo Frateschi me deixa com o coração partido. Perco um grande e leal companheiro, com quem compartilhei décadas de lutas por um Brasil mais justo”, escreveu o presidente.

O petista também ressaltou o papel de Frateschi na resistência à ditadura militar e na construção do PT. “Paulo sempre uniu sua simpatia e capacidade agregadora a uma grande coragem. Desafiou com bravura o autoritarismo, foi perseguido e torturado, mas venceu. Ajudou o Brasil a reconquistar a democracia e atuou na fundação e consolidação do Partido dos Trabalhadores”, afirmou.

Em outro trecho da homenagem, Lula enviou condolências à família. “Paulo fará muita falta a todos nós que tivemos o privilégio de andar lado a lado com ele. À Yolanda, sua esposa, e a todos os amigos e familiares, eu e Janja deixamos um abraço carinhoso e solidário neste momento tão doloroso”, concluiu.

Nascido em São Paulo, Paulo Frateschi integrou a Ação Libertadora Nacional (ALN) e foi preso em 1969 por lutar contra o regime militar. Após a redemocratização, foi eleito deputado estadual e exerceu forte papel na organização do PT paulista. Em 2014, foi secretário de Relações Governamentais na gestão de Fernando Haddad na prefeitura da capital.

De acordo com a Polícia Militar, o crime ocorreu na manhã de quinta-feira, na região da Pompeia, zona oeste da cidade. O filho de Frateschi, que não teve o nome divulgado, teria sofrido um surto e atacado o pai com uma faca na cozinha da residência. A mãe e a irmã do agressor também foram feridas, mas sobreviveram.

O ex-deputado foi socorrido e levado ao Hospital das Clínicas, mas chegou sem vida. O autor do ataque foi detido em flagrante e encaminhado ao 91º Distrito Policial, responsável pela investigação.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.