
A China suspendeu a proibição de importações impostas a produtos do Brasil devido ao surto de gripe aviária, anunciou nesta sexta-feira (7) a Administração Geral de Alfândegas. O órgão ainda não especificou quais produtos estão incluídos na retomada.
As compras de frango brasileiro haviam sido suspensas em 16 de maio, após o país registrar o primeiro e único caso de gripe aviária em granja comercial, em Montenegro (RS).
O Brasil é o maior exportador de frangos do mundo, vendendo para 151 países, e a China é o principal comprador — em 2024, importou mais de 560 mil toneladas.

No fim de setembro, uma comitiva do governo chinês esteve no Brasil para auditoria. O país se declarou livre de gripe aviária em 18 de junho, após 28 dias sem novos casos em granjas, informou o Ministério da Agricultura.
O prazo passou a contar em 22 de maio, depois da desinfecção da granja de Montenegro. Na ocasião, o governo notificou a OMSA e os países compradores.
Segundo a ABPA, as exportações brasileiras crescem desde 2018, quando totalizaram 4,1 milhões de toneladas. Do total produzido, 64,64% ficam no país, e o consumo médio é de 45 kg por habitante ao ano.