
Um tornado atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, nesta sexta-feira (7), deixando um rastro de destruição em meio à passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do país.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram casas destelhadas, carros destruídos e ruas cobertas por escombros, enquanto moradores circulam entre os danos provocados pelo fenômeno.
⚠Fuerte tornado se registró en la ciudad de Rio Bonito Do Iguaçu, Brasil esta tarde. Se reportan daños serios en infraestructuras, cortes de suministros básicos y vehiculos volcados.
🛰Via imagen satelital, se observa una extensa y muy consolidada área de nubosidad sumamente… pic.twitter.com/7Jp3eSnIsE
— Seba Sismos CL (@Seba_Sismos_CL) November 7, 2025
Segundo o governo do Paraná, Rio Bonito do Iguaçu é uma das cidades mais afetadas. “Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão mobilizadas, fazendo atendimentos e levantamentos junto às prefeituras e autoridades municipais”, informou o comunicado.
O governador Ratinho Jr. (PSD) expressou solidariedade às vítimas e afirmou que as forças de segurança estão em alerta.
“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, declarou.
🔴 AGORA | Parte do município de Rio Bonito do Iguaçu não existe mais. Tornado arrasou com parte da cidade paranaense com destruição total de prédios e casas. Saiba mais do tornado em https://t.co/cCRIo33qLf. pic.twitter.com/LmzTvKzLma
— MetSul.com (@metsul) November 7, 2025
Ciclone avança pelo Sul e Sudeste
O ciclone extratropical que provocou o tornado também causa estragos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Em Dionísio Cerqueira (SC), vídeos mostram vendavais e casas destelhadas.
As tempestades que estavam previstas para essa sexta-feira e para amanhã já começaram a afetar SC.
Estragos já começam a ser registrados em cidades como Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Itapiranga. O alerta para tempo severo vale até a tarde de sábado. pic.twitter.com/CffeNKfVhc
— Paula Zanelli (@paulazanelli) November 8, 2025
A Climatempo alertou que o sistema deve avançar nas próximas horas em direção a São Paulo, espalhando chuvas fortes, ventania e descargas elétricas.
No início da noite, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para moradores da faixa leste paulista, incluindo a Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Litoral Norte, Litoral Sul e Campinas.
O comunicado destaca que o ciclone gera “muitas áreas de instabilidade, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania”.