PF apura origem de cavalos mangalarga marchador do prefeito Tiktoker de Sorocaba

Atualizado em 8 de novembro de 2025 às 13:33
Neno, cuidador de cavalos do prefeito Rodrigo Manga, terá que prestar depoimento à PF Imagem: Reprodução

A Polícia Federal convocou o cuidador dos cavalos do prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga, para esclarecer a origem dos animais mantidos em um haras de Iporanga. Graciano Morais Filho, conhecido como Neno, cuida de dois cavalos da raça Mangalarga Marchador pertencentes ao prefeito e à esposa, Sirlange Maganhato. A PF apura se os animais foram recebidos como presente de um amigo de infância do político, detido durante a operação Copia e Cola. As informações são de Andreza Matais.

Rodrigo Manga, conhecido como prefeito Tiktoker por sua presença nas redes sociais, foi afastado do cargo por seis meses após a operação desta quinta-feira. A ação investiga irregularidades em contratos da saúde, com suspeitas de corrupção, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e contratação direta ilegal.

Além do empresário Marco Silva Mott, também foi preso o bispo Josivaldo Souza, cunhado da primeira-dama.

Rodrigo Manga no seu mangalarga marchador passeia por Sorocaba livre, leve e solto Imagem: Reprodução

O prefeito afirmou nas redes sociais que o afastamento teria motivação política, sem citar as suspeitas que recaem sobre sua gestão. Ele costuma visitar o haras mensalmente e é conhecido pelo hábito de cavalgar pelas ruas da cidade. O cuidador diz não ter sido intimado até o momento, mas pretende esclarecer o que souber às autoridades.

Segundo a PF, foram cumpridos mandados de prisão preventiva, buscas e apreensões e bloqueios de bens que somam cerca de R$ 6,5 milhões. A investigação é um desdobramento da operação iniciada em abril, que mira desvios na área da saúde. Manga também responde a uma ação por improbidade administrativa por suposto superfaturamento de R$ 11 milhões na compra de lousas digitais.