Logo DCM
Logo DCM
Apoie o DCM

Assessora de Lula abandona jantar da Conib durante ataques de Caiado ao governo

Clara Ant, assessora de Lula, conversando com representante da comunidade judaica
Clara Ant, assessora de Lula, conversando com representante da comunidade judaica – Fábio Zanini/Folhapress

A assessora especial da Presidência da República, Clara Ant, abandonou no sábado (8) um jantar promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) durante o pronunciamento do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Com informações da Folha de S.Paulo.

O evento ocorreu em São Paulo, no contexto da 56ª Convenção da Conib, e reuniu autoridades, lideranças comunitárias e convidados para um jantar de gala. Durante sua fala, Caiado, que prega candidatura à Presidência no próximo ano, dirigiu críticas ao governo federal e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O governo atual, do PT, do Lula, é um governo que prega o radicalismo, prega o ódio de classe, prega uns contra os outros, ricos contra pobres. Isso é inadmissível, isso é inaceitável”, declarou Caiado. Ele acrescentou que o governo federal é, segundo ele, “complacente, conivente com o narcotráfico”.

governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), falando, sério
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) – Reprodução

Sentada à mesa, Clara Ant levantou-se discretamente e deixou o salão por uma saída lateral ao ouvir a fala. Ao ser perguntada pelo Painel, ela afirmou lamentar o episódio: “O Caiado foi inadequado e desrespeitoso até com o Conib, que fez um evento sobre democracia, pluralidade e convivência. Era o que estava rolando aqui até agora”.

A assessora enfatizou que não tinha queixas contra a entidade judaica: “Não é nada contra o Claudio [Lottenberg, presidente da Conib], mas o Caiado foi bastante deselegante”. “Vou embora. Lamento, porque gostaria de ficar, é uma festa, estava tudo indo bem. Não estou aqui para julgar o que os outros falam, pensam, mas eu acho que [Caiado] foi desrespeitoso. E ele sabia que tinha uma pessoa aqui do governo”, acrescentou.

Apesar do incidente, a presença da assessora no evento foi interpretada como um indício da tentativa do governo federal de distensionar a relação com a comunidade judaica, abalada pelas críticas do presidente Lula à guerra de Israel contra Gaza.

Ela foi a única representante do governo petista presente entre a maioria de opositores, como os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Claudio Castro (RJ) e Eduardo Leite (RS).

Antes do jantar, Clara Ant se reuniu com representantes da Conib e entregou um relatório de 24 páginas produzido pela Presidência, intitulado “Destaques da relação entre Lula, Israel e a Comunidade Judaica”, que inclui viagens, condenações de antissemitismo e enunciados de defesa de solução em dois Estados para o conflito israelo-palestino.