
Enquanto o mundo ainda digere os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, um time de alto nível de especialistas se reunirá em São Paulo para a primeira análise crítica e aprofundada do que as decisões realmente significam para o Brasil. O Seminário Pós-COP30: O Brasil diante das transformações globais, uma parceria entre o Diário do Centro do Mundo (DCM) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), acontece no dia 24 de novembro, apenas três dias após o encerramento da conferência.
O evento, presencial e gratuito, vai na contramão da cobertura factual e oferece um debate focado na implementação e, principalmente, no financiamento da transição energética. A proposta é responder à pergunta que fica após o fim das negociações em Belém: “E agora? Como o Brasil vai transformar as promessas em realidade?”.
Para isso, o seminário reunirá um painel interdisciplinar de especialistas que estão na linha de frente da ação climática no país. Entre os confirmados estão o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; os diretores do BNDES, Gabriel Ferraz Aidar (Planejamento e Pesquisa Econômica) e Luciana Aparecida da Costa (Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática); o professor da USP e uma das maiores autoridades em bioeconomia, Ricardo Abramovay; a diretora do escritório da CEPAL no Brasil, Camila Gramkow; o cientista político e professor da FESPSP, Aldo Fornazieri; o especialista em geopolítica da transição energética, Alexandre Ramos Coelho; e o fundador do Instituto Futuro, Juliano Medeiros.

O evento será dividido em duas sessões, uma pela manhã (10h-12h30) e outra à noite (19h-21h30), na sede da FESPSP, na Rua General Jardim, 522, em Vila Buarqueno centro de São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser
feitas pelo site https://poscop.org/.
Para a imprensa, o seminário representa uma oportunidade única de acesso presencial e qualificado a fontes de alto nível, em um ambiente propício para entrevistas exclusivas e aprofundamento de pautas sobre os rumos da economia verde no Brasil pós-COP30.